sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Capa Impensável



Bate Certo!

A Trivela teve acesso a um parecer do Conselho Deontológico do Sindicato de Jornalistas que todos os portistas devem ler, pois ajuda a reforçar aquilo que já sabemos acerca de José Manuel Delgado. A foto que aqui se reproduz também é elucidativa… Foi tirada em pleno camarote presidencial do Estádio da Luz, na última segunda-feira… O jornalista de A Bola está em segundo plano, ao centro.

«O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas considera que o jornalista José Manuel Delgado, não cumpriu com escrupuloso rigor as regras deontológicas do artigo 1º do Código Deontológico do Sindicato dos Jornalistas: (“O jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público”).

O autor do artigo ao encapotar as fontes, sem que justifique qualquer motivo que excepcione a sua citação, descredibilizou o seu trabalho, infringindo a primeira parte do preceituado do artigo 6º “o jornalista deve usar como critério fundamental a identificação das suas fontes” e a última parte do mesmo artigo: “as opiniões devem ser sempre atribuídas”.»


Parecer 16/P/2009, Lisboa, 9 de Setembro de 2009, Caso «Felipes» do Século XXI/A Bola

Está visto por que foi este o redactor que mais textos assinou para tentar excluir o FC Porto da UEFA Champions League e mais se «bateu» para condenar sumariamente Hulk e Sapunaru após o Benfica-FC Porto desta temporada...

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Asssunto da Semana: Jornalismo com fanatismo

Sejam bem-vindos a mais uma edição da Trivela




Há coisa de um ano, houve jornais que escarrapacharam na primeira página, em letras tão garrafais quantos lhes permitia o respectivo grafismo a palavra "batoteiro" por baixo de uma foto de Lisandro. Em causa estava a grande penalidade que o argentino teria simulado em lance disputado com Yebda no FC Porto-Benfica. A Comissão Disciplinar da Liga castigou Lisandro com um jogo de suspensão e multa de 750 euros por "simulação evidente de grande penalidade inexistente, que provoca decisão errada da equipa de arbitragem", mas mais do que isso, justificou alegremente tais manchetes insultuosas em relação a um dos melhores jogadores que passaram pelo futebol português nos últimos anos. Ora, ontem, a CD da Liga puniu Pablo Aimar com 750 euros de multa por "simulação evidente de grande penalidade inexistente, que provoca decisão errada da equipa de arbitragem". Só não foi suspenso por um jogo porque, simpaticamente, a CD considerou que o lance não beneficiou a sua equipa na atribuição final dos pontos. Como não tenho nenhuma dúvida sobre a honestidade de quem fez as primeiras páginas que chamavam batoteiro a Lisandro, só posso imaginar que pensem exactamente o mesmo de Aimar. Podem é não ter autorização para lhe chamar isso na cara...

Só não sei como há algumas pessoas que dizem que este jornal é o melhor desportivo Português...


TREINADOR DA SEMANA

Manuel Machado, o técnico principal do Nacional volta ao activo, já tinha saudades do arqui-inimigo do papa chiclas, afinal "Um vintém é um vintém, um cretino é um cretino".


TABERNA LIVRE

"Não vi o Sporting porque na sede só se viu o Porto e o Benfica!" - Cristiano Moreira


MOMENTO DA SEMANA

Fondue de Carne à la Cristiano Moreira, obrigado meu amigo por mais um petisco na Taberna...

TRIVELA CHAMPIONS LEAGUE

Esta semana, vamos ter a terceira e última jornada da fase de grupos, passam os dois primeiros de cada grupo ao quartos de final, o quadro de jogos é o seguinte:

3ª Jornada

Grupo A

J. Bernardes vs S. Vieira
E. Silva vs M. Oliveira

Grupo B

B. Caetano vs P.Correia
R. Madureira vs J. Moreira

Grupo C

R. Correia vs Zé carvalho
Flavio Silva vs Bessa de Sousa

Grupo D

N. Leite vs A. Barbosa
T. Almeida vs N. Cunha


NOTÌCIAS

A.D. Marco - Cête - Domingo, 31 de Janeiro de 2010

Juventude Pacense - H.C. Marco - Sábado, 3o de Janeiro de 2010

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

domingo, 24 de janeiro de 2010

Hoje é dia de Carslberg Cup


Como só têm metido água na taça lucilio batista, mudaram então o logo, eu gosto mais deste...

A verdadeira história

Estão abertas as apostas

Novos estagiários

O Trivela vai ter novos estagiários que irão trabalhar à experiência até ao final da época, com opcao de compra, aguardem por estes novos contribuidores vindos directamente do Haiti...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Recordando Angulo 2ª Parte

4 Outubro 2009 – O Sporting não desata o nó perante o Belenensese o desespero é tal que Paulo Bento não tem melhor solução do que empurrar Angulo para o campo aos 58 minutos. 32 minutos e mais alguns de compensação depois, Angulo ainda permanecia perdido em campo até que Paulinho veio buscar o saco com as bolas e reparou no espanhol a olhar para o horizonte. “Oh… Oh Miguel Ângelo… anda lá, pá, depois fica frio e constipas-te”, disse-lhe o afável roupeiro. E Angulo, confuso, aceitou a proposta sem perceber uma palavra dita por Paulinho. Paulinho, com alguma tristeza, confidenciou que Angulo “parecia um maluco a olhar para o ar”.

22 Outubro 2009 – Na Letónia ocorre a verdadeira coroa de glória deste período da história de Angulo: num momento de soberba inspiração Andrésdiazesca, Angulo entra aos 88 minutos e vê um amarelo aos 89 minutos. Não, não era a cor das suas ceroulas, era mesmo um cartão amarelo. E assim Angulo disse “presente!” à Europa do futebol. Pelo menos, achamos nós que ele disse: ele empapou tanto a sua fala entre a expectoração que não deu para perceber bem.

5 Novembro 2009 – Dizem que Paulo Bento saiu por isto ou por aquilo, mas a verdade é que Paulo Bento, saturado, fez uma jogada de tudo-ou-nada: “aposto o meu emprego em como hoje o espanhol vai deslumbrar a massa associativa”. Todos nós sabemos o desfecho. Angulo entrou ao intervalo e brindou todos os presentes com uma perfeita demonstração de nulidade futebolística, logo perante esse monstro do futebol chamado Ventspils. Há quem lhe chame arte minimalista.

8 Novembro 2009 – O último capítulo da saga trepidante do ancião asturiano dentro das quatro linhas. Angulo, fiel às suas convicções, entra para novos 45 minutos de geometria estática em Vila do Conde. A equipa passa do 2-0 ao 2-2. Definitivamente, Angulo esquecera-se de jogar à bola e também dos medicamentos contra o Alzheimer em Alcochete. Leonel Pontes encolhe os ombros e deixa o problema da argália de Angulo para o próximo treinador resolver.














5 Dezembro 2009 – Estava Angulo a ter a um mês tranquilo, realizando o seu treino personalizado sem condicionamentos, ou seja, cinco minutos diários de passeio em passos moderados de uma bandeirola de canto ao primeiro poste sem recurso a canadianas, quando Carvalhal se acerca dele e lhe entrega uma nota de despejo. O decano espanhol demora algum tempo a perceber o que lhe estavam a dizer, mas depois de tomar a medicação finalmente arruma o penico e as pilhas do pacemaker na bagagem e despede-se de Lisboa. Tinham sido 231 intensos minutos em 7 jogos e, valha a verdade, Angulo já se sentia exausto e sem vontade para sequer jogar um dominózito no Jardim da Estrela. Pelo menos, esta saga lusitana deu-lhe material suficiente para contar uma notável história para adormecer aos seus netinhos – um material soporífero ao nível daquele que arrastou pelos campos durante este curto, mas significativamente marcante, trimestre.

Nova lei do fora de jogo

Boa Tarde meus amigos, Trivela de volta...

TEMA DA SEMANA: Nova lei do fora de jogo














Mais uma semana de campeonato e mais polémica na Liga Sagres, pela segunda jornada consecutiva falcao foi prejudicado, marcou 6 golos e só 3 contaram, é a nova lei do pau levantado, em caso de dúvida ou não, prejudica-se o FCP, a estes lances mal anulados ainda se junta o do Varela...

Estes lances são bem anulados devido à nova lei do fora de jogo, em caso de dúvida prejudica-se o FCP...

Jesualdo Ferreira e o FCP ficaram mais longe do título apenas por culpa própria, se jogassem sempre como o fizeram nos últimos 10 minutos, não havia hipóteses de supresas, um conselho, primeiro ganha-se o jogo e depois mete-se nojo.

Tremido foi o Sporting, sofrido e com o "credo" na boca, lá ganharam mais 3 pontos, de realçar o regresso do levezinho e a grande jogatana de Ruben Micael.

O líder Braga venceu e convenceu em Coimbra, num teste de fogo à liderança...Passou com distinção no exame dos estudantes.


TREINADOR DA SEMANA

Domingos Paciência e Luis Ferraz, dois treinadores da nova vaga, esta semana foi deles e ficam aqui os parabéns da Trivela.


TABERNA LIVRE

"Escolhi o FCP porque aqui ganhamos sempre títulos" - J.B. Sousa numa frase de Ruben Micael

"a navegar ponho o sporting..." - Cristiano Moreira

"a navegar ponho o sporting..." - Alfredo Nogueira

FRASE DA SEMANA

"Segundo diz Peçanha, guarda-redes do marítimo, foi Oscar Cardozo a pedir ao senhor Juiz para que este expulsasse um jogador da equipa adversária." - Tiago Almeida

ACONTECIMENTO DA SEMANA

Aparecimento do Blog da Trivela, já pode seguir diariamente as novidades do melhor semanário do mundo: www.atrivela.blogspot.com

AGENDA DA SEMANA

H.C. Marco - Maritimo - 23 de Janeiro de 2010 - 17:00

A.D. Marco - Raimonda - 24 de Janeiro de 2010 - 15:00

Voltamos para a semana...

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Recordar Angulo

O mundo do futebol ainda chora a perda de Angulo. O ex-jogador espanhol era uma espécie de acamado em fase de negação nos últimos tempos e, portanto, deveríamos esperar o pior. Ainda assim, a consternação invadiu toda a tribo da bola, pois todos estávamos convencidos que Angulo seria um gajo tipo Chano, ou seja, que coxearia condignamente até ao final da época. Tal não foi possível.
Vamos lá dar então um lamiré pelo insigne percurso lusitano deste verdadeiro meteorito geriátrico.














30 Agosto 2009 – O Sporting resgata Angulo num blitz demoníaco que alvoroçou todo o jardim onde Angulo jogava à malha. Sim, Angulo seria a nova aventura dos leões pelas terras de nuestros hermanos, depois de pérolas tão bem sucedidas como Toñito, Robaina ou Koke. Foi só uma questão de (não) desafiar a História.
Neste radioso dia, Angulo toca com a sua bengala pela primeira vez no chão de Lisboa e as coisas até começam bem: nos testes médicos revela uma saúde invejável e dispensa mesmo a cadeira-de-rodas. Segundo Angulo, o acordo com o Sporting foi muito fácil: explicaram-lhe a táctica, ele disse que gostou e tumba!, o lar de Alvalade contava com mais um residente. Para disfarçar, disse que vinha ganhar títulos, mas até os responsáveis do Sporting acharam que Angulo tinha ido longe demais nesse desejo – a secreta esperança dos dirigentes era apenas não estourar com o depauperado orçamento em fraldas anatómicas.
Assegurou a camisola 17 por ter “a ilusão de um miúdo de 17 anos”. Tudo bem. As camisolas só vão até ao 99 e, portanto, não era possível ter uma camisola com o número de anos futebolísticos reais de Angulo, que seriam 126, no mínimo. E já se sabe como os velhos são chatos quando começam com aquelas cenas nostálgicas, portanto que ficasse lá com a camisola 17.

13 Setembro 2009 – A mui aguardada estreia de Angulo. E logo a titular. Tinham sido registados alguns movimentos animadores nos últimos tempos, com o substantivo “agitação” a ser conotado com Angulo pela primeira vez nos últimos 75 anos. A ansiedade é grande, mas Angulo, muito experiente, treme apenas devido aos primeiros sinais de Parkinson.
O Sporting recebe o Paços de Ferreira. Ao intervalo está 0-0. Paulo Bento quer mudar as coisas e aposta em alguém para sair. Quem? Angulo, claro está, que adormeceu de boca aberta e a babar-se durante a prelecção do mister. Os adeptos procuravam arranjar desculpas para aquilo que (não) viram durante esses inesquecíveis 45 minutos, onde a bola fora rechaçada em trajectórias indizíveis pelos pés conservados em âmbar de Angulo – a mais comum era “ah, ele vem com falta de ritmo”. Não é de todo verdade: Angulo gostava de dançar o seu charlestonzito de vez em quando, quando a ciática não lhe flagelava muito.

17 Setembro 2009 – Um jogador do quilate de Angulo não poderia ficar arredado das grandes luzes da Europa e portanto são-lhe concedidos 8 minutitos em Heerenveen. Um luxo. E não teve muitos reumatismos no pós-jogo. Angulo, com a sua mística particular, ainda contribuiu para distrair a defesa holandesa com os seus espampanantes truques de deixar a bola sair por entres as pernas pela linha lateral, proporcionando a vitória a Liedson.

21 Setembro 2009 – Paulo Bento não conhece a palavra “piedade” e, pérfido, insiste em Angulo para a titularidade no jogo contra o Olhanense, nem 10 dias tinham passado após o seus últimos 45 minutos a titular. Foi quase fatal essa opção. Angulo, sobrecarregado, ia tendo um AVC. Paulo Bento, para não ter que queimar uma substituição devido a falecimento ao intervalo, recolhe Angulo para a caminha logo aos 28 minutos com o placard em 0-2. O Sporting ganha o jogo in-extremis e o plantel tenta reconfortar Angulo, dedicando-lhe a vitória. Mas Angulo não ouviu nada: desde o rebentamento de uma bomba durante a Guerra Civil Espanhola que Angulo possui uma audição muito débil, pese embora a dimensão parabólica das suas orelhas. Os adeptos, contudo, já começam a não achar piada e chegam as primeiras justificações do empresário, proprietário de um franchising de lares de 3ª idade na costa Cantábrica.














To be continued...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Podiam ao menos disfarçar...















Vilaça é o apelido do fiscal de linha que nos sonegou 2 pontos no jogo diante do Paços de Ferreira. Aos olhos deste homem, Falcao estava adiantado quando, efectivamente, tal não sucedeu. Aos olhos deste mesmo homem, o Sporting ganhou um jogo em Vila do Conde para a taça da liga, na época transacta, com um off-side de 3 metros (!).

O Calabote sabe que são apenas coincidências. Sabe também que podia ser o João a decidir nos Barreiros. Com os ouvidos apurados e, antes que o jogo se complicasse, saia de lá um cartão encarnado e tudo ficou mais fácil para a máquina destruidora. E o andor lá segue numa marcha triunfal.

O Calabote está, porém, confuso. Há uns anos atrás, estes “artistas”, não nos conseguiam travar. O Dragão tinha suspeitas, denunciava-as, era prejudicado em campo, mas aquela fibra, aquela raça, aquela coragem, faziam com que os nossos guerreiros não desistissem e mesmo contra 12, conseguíamos ganhar.

Hoje, ao primeiro golpe, o Dragão desanima e não consegue suplantar estas anomalias. Hoje, a postura no banco do nosso clube, é de conformismo. E isso passa para dentro de campo. E com toda esta doçura, eles fazem o que querem...

Para quarta feira, no Restelo, o Calabote já sabe que no envelope secreto, está um de 2 artistas, Xistra ou Paixão!

A Trivela de 14-01-2010

Boa tarde meus amigos treinadores, a trivela faz a sua primeira aparição em 2010...

Tema da Semana : Os Piscineiros


Depois de Pablito "Phelps" Aimar, faz agora aparições pelos relvados nacionais o Conejo " Thorpe" Saviola, é bem verdade que a chuva ou a água tem sido muita, mas, andar sempre à procura de penaltys ou de faltas à entrada da área já comeca a ser a mais para o futebol nacional, mas já comecamos a estar habituados a tanto inclinar o campo que já não espanta ninguém.

Depois de Benquerença, agora a paixão de ver e não sancionar os atletas vermelhos com pena de um clube que se não é campeão fecha as portas para balanço... por mim podem ser campeões este ano, senão deixamos de ter com quem discutir futebol, pois para o clube das melancias é mais importante o atletismo, "e o vermelho não é do Sporting de Braga".

O clube de Alvalade, quer ser campeão europeu de atletismo...

O F. C. Porto e o seu Presidente só agora vêm falar das arbitragens tendenciosas, pois já deviam ter falado há mais tempo, pois eu ainda não me esqueci do Penalty de Leiria... Mais um...

O Sporting de Braga lá continua na sua caminhada triunfal, uma vitória frente ao Europeu Nacional, 2 golos sem resposta e primeiro lugar limpinho... Domingos de Parabéns pelo fantástico trabalho no Arsenal de Braga.

Os Estudantes merecem uma nota de destaque pelo fantástico campeonato que está a realizar, Vilas Boas chegou viu e mostrou trabalho, Mourinho que sempre o quis do seu lado, mostra mais uma vez que de futebol percebe ele...

Treinador da Semana:

Rui Correia, campeão em título, líder da classificação, vencedor da jornada 15, nada a acrescentar...

Taberna Livre:

"Os três grandes ganharam e o Sporting também." - Cristiano Moreira

"O futebol está na cabeça, o corpo é que não reage." - - Cristiano Moreira

Frase da Semana:

"O Sílvio é uma versão minha sofisticada" - Manuel Oliveira

Agenda da Semana:

4ª Etapa do Summer Poker Tour - 00:00 - 16 de Janeiro de 2010

H.C. Marco - A.D. Sanjoanense - 18:30, 16 de Janeiro de 2010

Livração - AD Marco - 15:00, 17 de Janeiro de 2010

Trivela agora também em Blog diário



O seu semanário preferido agora tem um blog próprio, agora para além do semanário no blog da LTBM, vamos ter trivela todos os dias...

Sejam bem-vindos ao mundo da Trivela!