quinta-feira, 29 de julho de 2010

Walter finalmente Dragão por 5 épocas


O FC Porto assegurou a contratação do brasileiro Walter, ex-Internacional de Porto Alegre, para as próximas cinco temporadas, anunciou esta noite o clube da Liga portuguesa de futebol em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

De acordo com a nota, os "dragões" pagaram seis milhões de euros por 75 por cento do passe do avançado de 21 anos e a cláusula de rescisão do jogador ficou fixada em 30 milhões de euros.
Walter, que foi formado nas escolas do Internacional de Porto Alegre, é a sétima contratação do FC Porto para a temporada 2010/11.

Castro " Inesquecível"


Formado no FC Porto, Castro dispõe agora da oportunidade de ficar no plantel sénior azul e branco e não a quer desperdiçar. Estreou-se como capitão no último domingo, em pleno Estádio do Dragão, perante cerca de 40 mil pessoas, um momento que descreveu como inesquecível.

Na superflash desta quarta-feira, realizada de manhã, no relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, o médio aproveitou ainda para agradecer o apoio dos sócios e prometer que a equipa não os vai desiludir.

Agarrar a oportunidade
«Tal como todos os meus companheiros, trabalho todos os dias para ficar no plantel. Desde que me tornei sénior que o meu objectivo sempre foi ficar no FC Porto e agora que tive esta oportunidade não a vou desperdiçar.»

Continuar a trabalhar e acreditar
«No FC Porto, as notícias que vêm nos jornais não nos afectam. O clube não me comunicou nada, por isso há que continuar a trabalhar, porque acredito em mim.»

Enorme ambição
«Sobre o ano passado não posso falar, porque não estive presente, mas o que posso dizer é que sinto que esta equipa está com uma enorme ambição. Se estamos no FC Porto é para sermos Campeões e vencermos todas as competições em que participamos. Todos acreditamos no trabalho do mister e, juntos, vamos procurar cumprir os objectivos.»

Sonho tornado realidade
«Foi um momento inesquecível [referindo-se à estreia como capitão do FC Porto]; até dava vontade de chorar. Sonhei toda a minha vida com isso e foi muito bonito, ainda mais porque estavam 40 mil pessoas no estádio. Aliás, gostava de agradecer aos sócios o facto de em apenas dois jogos termos tido 80 mil pessoas no Dragão. É sinal de que os Portistas estão connosco e não os vamos desiludir.»

Fazer uma boa equipa para toda a época
«Temos pensado em fazer uma boa equipa para toda a época e não apenas para um jogo em particular [referindo-se à Supertaça]. Neste momento, o mais importante é o Torneio de Paris, que esperamos vencer.»

Nível já elevado
«Acredito que vamos melhorar ainda mais ao longo da época, mas diria que já estamos a um nível elevado.»

Grande plantel
«O FC Porto reforçou-se bem em todas as posições, incluindo no meio-campo, com a chegada do João Moutinho e a permanência de outros jogadores que já cá estavam. Penso que temos um grande plantel.»

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Apresentação


Golos de Fernando e Hulk (neste caso, é melhor dizer golaço) permitiram ao FC Porto vencer por 2-1 a Sampdoria, no jogo de apresentação da equipa azul e branca aos sócios. Curiosamente, foram os dois aniversariantes da equipa a apontar os tentos: Fernando (agora com 23 anos) e Hulk (24 anos).

No caso do médio, que marcou de cabeça, após livre milimétrico de João Moutinho, foi uma estreia na arte de fazer balançar as redes do Estádio do Dragão. No caso de Hulk, tratou-se de um golo de bandeira: o brasileiro controlou a bola na direita, tomou balanço, olhou para a baliza e saiu uma «bomba» de pé esquerdo. O guarda-redes Curci nada podia fazer…

Começamos por falar dos golos, mas, nesta fase da época, é ainda mais importante verificar que a máquina portista ganha ritmo e começa a carburar. Ao longo da primeira parte, o «onze» do FC Porto mostrou-se dominador e personalizado: troca rápida de bola, boas combinações e pressão imediata sobre os italianos quando estes detinham a posse do esférico.

Os dois golos apontados de rajada (aos 21 e 24 minutos) mais não fizeram do que sublinhar o agradável futebol dos portistas. O tento adversário, que surgiu através da conversão de uma grande penalidade, aos 27 minutos, pareceu não fazer parte do filme que os quase 40.000 espectadores podiam apreciar no relvado do Dragão. Até ao intervalo, o sempre irrequieto Hulk ainda ameaçou «bisar» em duas ocasiões.

No segundo tempo, o ritmo foi naturalmente mais baixo, mercê das substituições e do calor que se fez sentir na tarde/noite do Dragão. Ainda assim, os azuis e brancos controlaram o encontro, criaram várias oportunidades e relegaram à Sampdoria (quarta classificada do último campeonato italiano) ao papel de actor secundário.

Falcao merecia o golo e teve duas ocasiões para o conseguir, Fernando e Belluschi também estiveram perto do 3-1 e James mostrou bons pormenores. Para além disso, há que não esquecer o regresso de Varela, após a lesão sofrida em Março. Em resumo, pode dizer-se que os «Parabéns» que se ouviram no Estádio do Dragão, vindos das bancadas, não devem ser apenas dedicados aos aniversariantes, mas sim extensivos a toda a equipa.

FICHA DE JOGO

FC Porto-Sampdoria, 2-1
Apresentação oficial 2010/11
25 de Julho de 2010
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 39.425 espectadores

Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)
Assistentes: José Ramalho e José Luís Melo
Quarto árbitro: João Lamares

FC PORTO: Helton; Miguel Lopes, Rolando, Maicon e Rafa; Fernando, João Moutinho e Rúben Micael; Hulk, Falcao «cap» e Rodríguez
Substituições: Helton por Beto (46m), Rolando por Sereno (46m), Belluischi por João Moutinho (46m), Rodríguez por James (46m), Miguel Lopes por Sapunaru (64m), Rúben Micael por Souza (64m), Hulk por Varela (64m), Fernando por Castro (75m) e Falcao por Ukra (80m)
Não utilizados: Kieszek, Bruno Alves, Raul Meireles e Tomás Costa
Treinador: André Villas-Boas

SAMPDORIA: Curci; Stankevicus, Gastaldello, Lucchini e Accardi; Poli, Mannini, Dessena e Koman; Cassano «cap» e Pozzi
Substituições: Accardi por Cacciatore (8m), Poli por Volta (64m), Mannini por Tissone (64m), Pozzi por Marilungo (64m), Stankevicius por Rossini (75m), Cassano por Foti (75m), Dessena por Obiang (86m) e Mannini por Bianco (86m)
Não utilizado: Fiorillo
Treinador: Domenico di Carlo

Ao intervalo: 2-1
Marcadores: Fernando (21m), Hulk (24m) e Cassano (g.p., 27m)
Disciplina: cartão amarelo para Mannini (20m), Hulk (39m) e Gastaldello (85m)

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Farias assinou pelo Cruzeiro


O avançado argentino Ernesto Farías chegou a acordo com os dirigentes do Cruzeiro e irá assinar por três temporadas com clube brasileiro, com opção por mais uma época, segundo revelou o seu empresário Gustavo Arribas.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

domingo, 18 de julho de 2010

FCP ao vivo é no Site


Para os portistas de sofá, os portistas que estão longe e não se podem deslocar ao estádio e até para os portistas que só sabem fazer má-língua, uma boa notícia: o site do F.C.Porto vai transmitir em directo e em exclusivo, os jogos frente ao Ajax e Sampdoria.

Domingo de emoções e festa no Dragão


O dia de hoje promete e as emoções vão concentrar-se todas no Estádio do Dragão. Além do jogo particular entre as equipas principais do FC Porto e Ajax, os associados poderão assistir a uma partida entre os sub-14 Portistas e holandeses e à cerimónia de entrega do troféu de Campeão de sub-17, referente à época 2009/10.

As portas do Estádio do Dragão abrem às 15h30, estando a partida entre os sub-14 do FC Porto e Ajax marcada para as 16h30.

Mais tarde, às 18h00, é a vez das formações seniores de ambos os clubes entrarem em campo, para protagonizarem aquele que se adivinha um grande espectáculo de futebol.

Destaque ainda para a entrega do troféu de Campeão Nacional de sub-17, referente à época 2009/10, à equipa orientada na altura por Pedro Emanuel, agora adjunto de André Villas-Boas no plantel principal.

Equipamento 2010/11: aí está o alternativo do F.C. Porto!


Este sábado o F.C. Porto mostrou o seu equipamento alternativo.

Vitória

Uma primeira parte de boa qualidade garantiu esta quinta-feira, em Marienfeld, na despedida dos portistas do estágio na Alemanha, uma vitória do FC Porto sobre os turcos do Trabzonspor por 1-0.

O único golo do encontro foi apontado por Hulk, aos 33’, e João Moutinho destacou-se como um dos melhores jogadores “azuis e brancos” enquanto esteve em campo.

Com Varela, Ventura, Guarín e Mariano González de fora devido a problemas físicos, André Villas-Boas apostou num “onze” com muitas caras novas: Kieszek foi o guarda-redes, na defesa surgiram Sereno e Emídio Rafael, Moutinho foi o organizador de jogo e Ukra ocupou um dos flancos no ataque. Sapunaru, Maicon, Fernando, Belluschi, Falcao e Hulk completavam a equipa inicial portista.

A primeira parte foi bem jogada, com um ritmo elevado de ambas as equipas. Os portistas, no entanto, surgiram mais fortes, muito por mérito de João Moutinho que organizava todas as acções ofensivas dos “azuis e brancos”. A primeira boa jogada do FC Porto surgiu aos 9’, através de Ukra, mas o remate do jovem extremo foi defendido sem dificuldades pelo guarda-redes turco. Belluschi (15’), Hulk (21’ e 23’) e Falcao (27’) estiveram perto do golo, mas seria aos 33’, já com Ruben Micael em campo (entrou para o lugar de Belluschi) que surgiria o único golo do encontro: após lance individual na direita, iniciado em Ruben Micael, Hulk rematou cruzado de pé esquerdo e a bola entrou junto ao poste da baliza defendida por Onur.

Ao intervalo Villas-Boas procedeu a oito alterações (entram Helton, Stepanov, André Pinto, Tomás Costa, Souza, Farías, Cristian Rodríguez e James Rodríguez) e o jogo do FC Porto perdeu qualidade.

O Trabzonspor, aos poucos, começou a ter ligeiro ascendente e maior posse de bola e Helton teve a possibilidade de evidenciar-se ao defender remates perigosos de jogadores da equipa turca aos 51’, 67’ e 8

Aloísio fala de Walter

Walter já não foge do F. C. Porto e vai ser hoje ou amanhã oficializado como reforço. "É uma boa escolha", adianta Aloísio Alves, ex-jogador portista, que reside em Porto Alegre e acompanhou de perto a carreira do avançado do Internacional de Porto Alegre.

A novela está perto do fim e Walter vai reforçar o F. C. Porto para a nova temporada. O avançado brasileiro distinguiu-se no Internacional, onde mereceu a atenção de Aloísio Alves, ex-defesa central azul e branco, que agora é dirigente do Porto Alegre F. C. e não fica surpreendido com a contratação de um jogador que "tem um grande futuro pela frente".

Internacional pela selecção brasileira de sub-20, é conhecido pela alcunha de "Bigorna" porque tem uma força apreciável e consegue esburacar a mais sólida das defesas. "É um avançado bem constituído fisicamente, não é um goleador, mas marca golos. É um jogador móvel, que gosta de ir às laterais e sai da área para apoiar os colegas. Tem uma grande facilidade de rematar de longe".

O acordo está alcançado e o F. C. Porto deve investir 3,5 milhões de euros e oferecer ao jogador um contrato de cinco anos. "Há alguns aspectos que precisam de ser trabalhados. Walter tem de ser mais agressivo quando perde a bola, mas André Villas-Boas vai corrigi-lo", conta o dirigente do Porto Alegre F. C., um bom conhecedor do clube e do futebol português: "O F. C. Porto fez uma boa escolha, mas o jogador vai precisar de tempo para se adaptar. O Kostadinov demorou um ano a adaptar-se e depois foi o jogador que nós sabemos".

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Análise 2010/2011


Começo hoje a analisar o plantel do FCP para a época 2010/2011.

Começo pela baliza, e apesar de termos neste momento 4 GR no estágio, e o Beto ainda de férias, penso que Samir irá fazer a época nos Juniores e na Liga Intercalar e Ventura será emprestado para rodar, assim ficamos com os dois melhores Gr do nosso campeonato Hélton e Beto, e o reforço Kiersek, que chega do Braga para terceiro Gr, onde em relação ao seu valor pouco posso dizer.

Resumindo: em relação à baliza esta está bem protejida, dois grandes Gr e um jovem valor para terceira opção.

O Polvo já decidiu

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Emídio Rafael e Kléber assinam pelo F. C. Porto



Hoje o FCP e a Académica de Coimbra chegaram a acordo pela tranferência de Emídio Rafael para o Dragão.

Em Troca o FCP cede por empréstimo Addy ao clube Academista.

O FC Porto garantiu também a contratação de Kléber ao Atl. Mineiro, após um longo e difícil processo de transferência.

Os "dragões" compraram metade do passe do avançado brasileiro, de 20 anos, ao emblema de Minas-Gerais, por 2,5 milhões de Euros.

FC Porto já está na Alemanha


O avião fretado que transportou o plantel do F. C. Porto já chegou ao aeroporto de Munster, na Alemanha. O voo sofreu um atraso de cerca de 40 minutos, tendo a aeronave aterrado na pista às 20 horas locais (mais uma do que em Portugal).

Na pista estava um autocarro do clube, que acolheu os jogadores, evitando o contacto com jornalistas e adeptos. Do aeroporto, em Munster, a comitiva seguiu para o hotel, em Marienfeld.

O F. C. Porto está na Alemanha para iniciar um estágio de sete dias na região de Marienfeld, um local onde os dragões já tinham estagiado anteriormente, em 2003/04 e em 2008/09, épocas nas quais ganharam dois títulos de campeões nacionais e um europeu.

André Villas-Boas, o novo treinador portista, irá dar sequência ao trabalho táctico e físico já desenvolvido no Olival, onde tem procurado integrar os reforços. No dia 11 de Julho defronta o SC Preussen, uma equipa alemã dos campeonatos inferiores, e no dia 15 mede forças com o Trabzonspor, da Turquia. No dia seguinte, a equipa regressa a Portugal.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Vitória por 4-1


O FC Porto encerrou o dia de trabalho desta quinta-feira com um triunfo sobre o Tourizense, por 4-1, num treino conjunto realizado no Olival. Falcao, Castro, James e Hulk marcaram para os Dragões e Hugo reduziu para a equipa da II Divisão, num encontro pautado por uma forte dinâmica colectiva por parte dos azuis e brancos, que podiam, inclusivamente, ter averbado um resultado mais volumoso.

Bacar, Alves e Pipo, dos sub-19, e Tiago Ferreira, dos sub-17, voltaram a juntar-se ao plantel principal, tendo marcado presença, quer na sessão de trabalho da manhã, quer da tarde.

Guarín, Varela, Mariano e Farías continuam sob a observação do Departamento Médico (treino condicionado para os dois primeiros; tratamento e ginásio para o terceiro; e treino de ginásio para o último).

Por outro lado, André Villas-Boas já pôde contar a cem por cento com Rúben Micael e Ukra, reintegrados sem limitações.

O FC Porto tem mais um ensaio agendado antes da partida para a Alemanha. O mesmo está marcado para amanhã, às 10h00 (porta fechada), no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia.

Mais tarde, a comitiva reúne-se no Estádio do Dragão, de onde segue para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. O voo sai às 15h30, estando a chegada a Münster prevista para as 19h15 locais (mais uma hora do que em Portugal).

Sampdoria substitui Marselha na preparação dos “dragões”


O FC Porto vai defrontar a Sampdoria a 25 de Julho, no Estádio do Dragão, em jogo inserido na pré-temporada dos “dragões” e em que os italianos surgem a substituir os franceses do Marselha.

O Marselha, do ex-portista Lucho González, chegou a anunciar no seu “site” a realização de um jogo de preparação com o FC Porto, a 24 de Julho, no Porto, que nunca foi confirmado pelos “dragões”.

O FC Porto regressou ao trabalho a 02 de Julho e da agenda de planificação do treinador André Villas-Boas consta a realização de jogos de preparação com o Tourizense (08 de Julho), Preussen Munster (11 de Julho) e Tranbzonspor (15 de Julho).

De 09 a 16 de Julho o FC Porto cumpre um período de estágio em Marienfeld, na Alemanha, onde defrontará a formação germânica do Preussen Munster e os turcos do Tranbzonsport.

A apresentação do plantel dos “dragões” aos sócios, que conta para já como principal novidade o ex-sportinguista João Moutinho, agendada para 18 de Julho no Dragão, frente aos holandeses do Ajax.

Hulk "O FCP está sempre forte!"


Confiante de que esta vai ser uma boa época, Hulk garante que o FC Porto está forte e dispõe de uma grande equipa para lutar pelos objectivos traçados. O mais importante, refere, é continuarem a trabalhar bem e com o máximo de dedicação.

O avançado brasileiro conversou com os jornalistas esta quarta-feira de manhã, em superflash realizada no relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.

Entrar com o pé direito
«Vai ser uma boa época. Estamos todos a treinar bastante, a dedicarmo-nos ao máximo e a prepararmo-nos bem para entrarmos com o pé direito.»

Jogadores de qualidade
«O FC Porto vai sempre buscar jogadores de qualidade e este ano não é diferente. Temos bons jogadores no plantel, que nos vão com certeza ajudar no objectivo de conquistar o título.»

Todos são bem-recebidos
«É um jogador com muita qualidade [referindo-se a João Moutinho] e fico feliz porque é mais um para nos ajudar. Foi bem-recebido, como acontece com todos os jogadores novos – todos são recebidos de braços abertos e com carinho, dispondo do máximo de atenção. Foi assim comigo e é assim com todos os jogadores que são contratados pelo FC Porto.»

Começar a cem por cento
«Quero cuidar-me bastante, ainda mais do que no ano passado. Espero continuar a trabalhar bem, de forma a começar a época a cem por cento e poder fazer todos os jogos e ajudar o FC Porto.»

Estarem bem preparados
«O calor é suportável. Esteja quente ou frio, o importante é prepararmo-nos bem, para podermos estar à disposição do treinador.»

Grande pessoa e treinador
«Em termos de trabalho, ainda o estou a conhecer [referindo-se a André Villas-Boas], mas vejo que é uma grande pessoa e um grande treinador, que dá assistência a todo o plantel e procura falar com todos os jogadores.»

Corresponder da mesma forma
«O Jesualdo Ferreira também era uma grande pessoa – todos sabem o carinho que ele tinha por mim; sempre me ajudou bastante e só tenho a agradecer-lhe. Só espero corresponder da mesma forma com o novo treinador.»

Lutar pelos objectivos
«O FC Porto está sempre forte. Joga todas as competições para ganhar e, independentemente das entradas e saídas de jogadores, está sempre forte. Temos uma grande equipa e vamos lutar pelo nosso objectivo, que é ser Campeões.»

Fonte: in fcporto.pt

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Dia 1 de Stepanov


O central Stepanov juntou-se, esta quarta-feira, ao grupo de trabalho, tendo já participado nos dois treinos que o FC Porto cumpriu no Olival, sob o comando de André Villas-Boas.

Em relação ao boletim clínico, a registar os nomes de Farías e Ukra, que se limitaram a fazer treino de ginásio, e de Mariano, Varela, Guarín e Rúben Micael, que repetiram os respectivos planos de recuperação: tratamento e ginásio para o primeiro; treino condicionado para os dois seguintes; e treino integrado condicionado para o último.

Destaque ainda para as presenças de Bacar, Alves e Pipo, dos sub-19, e Tiago Ferreira, dos sub-17. Os quatro atletas da Formação voltaram a treinar com o plantel principal.

O FC Porto tem mais dois ensaios agendados para amanhã (10h00 e 17h00), ambos a decorrerem no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, à porta fechada. O apronto da tarde conta com a participação do Tourizense.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Sereno fala do Dragão


A viver dias muito bons no FC Porto, Sereno revela que o plantel está a gostar dos métodos do novo treinador, André Villas-Boas, e sublinha que o fundamental agora, mais do que fazer promessas, é trabalhar bastante.

O defesa traçou as primeiras impressões sobre o novo clube esta terça-feira de manhã, em superflash realizada no relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.

Elogios aos métodos do treinador
«Estão a ser dias muito bons. Temos feito um grande trabalho, estamos a gostar dos métodos do novo treinador, e só posso dizer que me sinto muito contente.»

Batalhar por um lugar
«Vim para ajudar o clube. Sei que vai ser difícil conquistar um lugar, mas vou trabalhar para isso. Acima de tudo, espero que consigamos alcançar os nossos objectivos.»

Moutinho é mais-valia
«É um grande jogador – toda a gente conhece as qualidades do Moutinho – e está aqui para ajudar este grande grupo. É seguramente uma mais-valia.»

Impressionado com a organização do clube
«Estou impressionado com a organização do FC Porto. É um dos clubes mais organizados por que passei, o que até não me surpreendeu, uma vez que sempre tive as melhores referências. É um grande clube.»

FC Porto é o mais forte
«Para mim, o FC Porto é a equipa mais forte do campeonato. Porquê? Porque é o FC Porto.»

Trabalho é o caminho
«Não queremos ir pelo caminho das promessas, mas sim do trabalho. Vamos trabalhar para chegar ao título.»

Sem pensar duas vezes
«Assim que terminou o campeonato em Espanha, fui informado pelo meu empresário do interesse do FC Porto e assinei de imediato, sem pensar duas vezes.»

James Rodriguez já trabalha


A presença de James Rodriguez, novo reforço do FC Porto, foi a nota dominante de mais um dia de trabalho dos Dragões no Olival. Esta terça-feira, André Villas-Boas orientou mais dois ensaios, já com a participação do avançado colombiano.

Em termos clínicos, mantêm-se os programas de recuperação de ontem: tratamento e ginásio para Mariano; treino condicionado para Varela e Guarín; e treino integrado condicionado para Rúben Micael.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Moutinho já treinou



A integração de João Moutinho, a mais recente contratação do FC Porto, foi a principal novidade do dia de trabalho desta segunda-feira dos Dragões, que cumpriram, no Olival, mais duas sessões de treino.

André Villas-Boas, que continua sem poder contar com os internacionais, voltou a convocar Bacar, Alves e Pipo, dos sub-19, e Tiago Ferreira, dos sub-17.

Quanto a Mariano, Varela e Rúben Micael, repetiram os planos habituais: tratamento e ginásio para o primeiro; treino condicionado para o segundo; e treino integrado condicionado para o terceiro.

Guarín também esteve ao cuidado do Departamento Médico. O médio apresenta um traumatismo no membro inferior esquerdo, tendo efectuado treino condicionado.

O plantel torna a reunir-se amanhã, novamente no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia.

Miguel Lopes "J. Moutinho vai ajudar o FCP a atingir os seus objectivos"


O lateral Miguel Lopes disse hoje que João Moutinho, o mais recente reforço do FC Porto, é um jogador de muita qualidade que vai ajudar o clube atingir os seus objectivos.

«Trata-se de um jogador com muita qualidade. Toda a gente conhece a carreira do Moutinho. É mais um para ajudar e estamos contentes», referiu Miguel Lopes no Olival, afirmando que o FC Porto se reforçou bem neste defeso: «O FC Porto fez boas contratações e vamos trabalhar para que esta equipa tenha qualidade.»

O jogador quer trabalhar para conquistar um lugar no “onze” de André Villas Boas. «Iniciei a época passada com uma lesão e tive de me mentalizar de que tinha de trabalhar e ganhar o meu espaço. Fiz alguns jogos, embora tivesse gostado de ter jogado mais, mas isso não era uma decisão minha. A mim só competia trabalhar e dar o máximo pelo FC Porto», disse, mostrando-se pronto para lutar pela titularidade: «A decisão de quem jogará caberá em exclusivo ao mister. Somos todos laterais com grande versatilidade e podemos fazer várias posições.»

Miguel Lopes elogiou ainda os métodos de trabalho do novo técnico portista: «É um treinador novo e ambicioso e com métodos de trabalho muito bons. Está a ser uma experiência fantástica.»

Para já, o pensamento do grupo está no estágio que vai decorrer na Alemanha de modo a preparar a equipa para lutar pelos objectivos traçados para a época que se aproxima: «No FC Porto, o objectivo é ganhar títulos. Os títulos conquistam-se com trabalho.»

domingo, 4 de julho de 2010

Confirmado

Moutinho no FCP


João Moutinho era um desejo antigo do presidente do FC Porto, Pinto da Costa, que chegou a elogiar publicamente o desempenho do médio leonino. Moutinho tem 23 anos de idade (nasceu a 08/09/1986), foi formado na Academia do Sporting e nas últimas temporadas foi um dos símbolos dos "leões".

Moutinho tem 24 internacionalizações pela selecção principal de Portugal - um golo marcado -, mas falhou a presença no Mundial da África do Sul, depois de uma época menos conseguida.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

James Rodriguez é jogador do FC Porto


O colombiano de 19 anos, pretendido por vários clubes europeus, será mesmo jogador do FC Porto na próxima época. Durante a tarde de ontem os detalhes da transferência foram ultimados em Buenos Aires entre os responsáveis portistas e o agente do jogador, tendo as duas partes chegado a um acordo. James Rodríguez terá um contrato de 4 épocas e o Banfield receberá cerca de 5 milhões de euros por uma parte ainda não revelada do passe.

O médio despediu-se anteontem dos companheiros do Banfield e já tem viagem marcada e é esperado no Porto este fim-de-semana para se juntar ao plantel de André Villas-Boas, devendo falhar apenas o primeiro dia oficial de trabalho ou, na pior das hipóteses, os dois primeiros dias. Segundo Carlos Portell, presidente do Banfield, a venda do jogador por cerca de 5,1 milhões de euros ao FC Porto foi possível devido à escolha do jogador, que preferiu o Porto em detrimento de propostas financeiramente mais vantajosas.

A rapidez e a determinação do FC Porto foram igualmente factores decisivos. É verdade que Rodríguez estava há muito referenciado no Dragão - porque brilhara nas selecções jovens da Colômbia e também pelo papel de destaque precocemente assumido no Banfield -, mas as notícias do interesse de outros emblemas, entre os quais o Benfica, acabaram por precipitar e acelerar todo o processo. James Rodríguez junta-se a Falcao e Guarín, compatriotas que já defendem as cores portistas, e passa a ser o quarto reforço oficial, considerando Ukra, Sereno e Souza. A entrada de Rodríguez, que se adapta à posição de extremo ou médio-interior, reforça a ideia de que o plantel portista sofrerá reajustes.