terça-feira, 30 de novembro de 2010

Heróis de Viena vão na comitiva dos dragões



Recordar viagem histórica de 1987.

Quem é que não se lembra onde estava quando Madjer marcou aquele golo de calcanhar em Viena? Já foi há 23 anos, mas é um daqueles momentos inesquecíveis. Para todos os amantes do futebol e para um grupo de pessoas em particular.

Mlynarczyk, João Pinto, Celso, Eduardo e Inácio; André, Quim, Sousa e Jaime Magalhães; Madjer e Futre. Foi o onze que ainda hoje muitos têm decorado. Ainda entraram Frasco e Juary, este o autor do golo da vitória, dois minutos depois do famoso calcanhar do argelino. Todos eles, sem exceção, vão reviver os momentos neste regresso do FC Porto a Viena.

A organização esmerou-se

Também vai Artur Jorge, o treinador de Viena, José Neto, que pertencia à equipa técnica e Domingos Gomes, na altura o responsável pelo departamento clínico. Nenhum pormenor ficou ao acaso e o “plantel” está praticamente completo e a denotar a ansiedade dos grandes momentos. A equipa de Viena sai de autocarro do Estádio do Dragão às 7.30 de amanhã. Segue para o aeroporto. Será motivo no foco das objetivas. Tantos anos depois ainda mexe esse sentimento de orgulho. O grupo que se reúne agora vai ter “dois belos dias”, como ontem confessou Augusto Inácio. Vão todos no mesmo avião que os craques de hoje. A partilhar recordações. A reviver sensações ímpares.

Em Viena, vão todos para o mesmo hotel. Claro que Artur Jorge não vai dar a mesma palestra, pautada pela clarividência e otimismo em 1987. À noite há um jantar de gala, mas o plantel dos heróis de Viena ainda vai antes ao Estádio Prater. Tudo será recordado como naquele dia...

A SAD dos dragões aproveitou a ocasião deste regresso à capital austríaca e marca o momento. Em 2002, na caminhada para a conquista da Taça UEFA, em Sevilha, o FC Porto voltou ao Prater pela primeira vez.

Nessa altura, com José Mourinho ao leme, Derlei marcou o golo do triunfo sobre o Austria Viena com Artur Jorge e João Pinto nas bancadas.

Desta vez o convite foi alargado a todo esse grupo umbilicalmente ligado por um momento que também “marcou a história do futebol português”, como reforçou ontem António Sousa, um dos que sofreram na pele aquele que “deveria ser o primeiro ato do salto qualitativo do FC Porto como clube”, mas em Basileia, em 1984, os dragões perderam com a Juventus “com muita polémica” e tudo ficou reservado para Viena. Uma cidade com amor!

Análise

FC Porto Império Bonança goleou Limianos


O FC Porto Império Bonança obteve, este sábado, mais uma goleada no campeonato nacional de hóquei em patins, ao vencer o Limianos por 14-2. Emanuel Garcia apontou quatro golos, enquanto que Filipe Santos e Gonçalo Suíssas conseguiram «hat-tricks».

Os Dragões entraram em jogo muito determinados, controlando a posse de bola e criando um autêntico carrossel que a equipa adversária só conseguiu travar no primeiro quarto de hora. Para além dos 14 tentos obtidos, os hoquistas do FC Porto ainda acertaram cinco vezes nos postes da baliza do Limianos.

De referir que todos os jogadores azuis e brancos entraram em campo, incluindo o guarda-redes Filipe Magalhães, que alinhou durante toda a segunda parte.

Sporting 1 - F.C. Porto 1



O FC Porto empatou este sábado no terreno do Sporting (1-1), num encontro em que se deparou com inúmeras peripécias que o arredaram da luta pela vitória. Os Dragões tiveram de dar a volta a um golo irregular do adversário, a uma expulsão forçada, a agressões impunes e a um ambiente intimidató...rio. Valeu o golo de Falcao e um grande esforço colectivo.
Após o jogo de Alvalade, André Villas-Boas destacou o peso da inferioridade numérica no desfecho da partida e Helton recordou o golo irregular do adversário.

Taça EHF: Dragões nos oitavos-de-final


O FC Porto Vitalis qualificou-se, este domingo, para os oitavos-de-final da Taça EHF, ao vencer o Dunaferr SE, por 36-22. O jogo realizou-se no Pavilhão Dragão Caixa, sob o olhar atento de mais de seis centenas de espectadores.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Taça nas mãos de Falcão


O FC Porto segue para os oitavos-de-final da Taça de Portugal de futebol após vencer o Moreirense, fora, por 0-1. Os da casa resistiram até ao minuto 75

O colombiano pôs então termo à resistência da equipa de Moreira de Cónegos após o forte remate de Bellushi à barra. Falcao apareceu na recarga e não perdoou a Tigrão

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O PRIMEIRO DE WALTER E O 11.º DE HULK


O FC Porto bateu este domingo o Portimonense, por 2-0, num encontro em que Walter se estreou a marcar na Liga, com um tento de belo efeito, e em que Hulk se distanciou como melhor marcador da prova, com 11 tentos. Os Dragões continuam com 10 pontos de avanço na frente do campeonato.

O Portimonense apresentou-se no Dragão com uma estratégia de contenção: alinhando sem ponta-de-lança, juntou as suas linhas, reforçou marcações individuais e apostou no contra-ataque. Cabia ao FC Porto tomar conta do encontro e imprimir um ritmo elevado.

Walter, sempre muito activo, foi o primeiro a mostrar vontade de alvejar a baliza contrário, mas seria Belluschi, aos 19 minutos, a criar a melhor oportunidade de golo da fase inicial da partida. O remate saiu em jeito de «folha seca» e centímetros ao lado do poste esquerdo da baliza algarvia. Três minutos depois, em dois pontapés de canto consecutivos, o tento inaugural esteve de novo próximo – no segundo desses lances, foi Ricardo Pessoa a salvar, sobre a linha de baliza.

Cheirava a golo e ele acabaria mesmo por aparecer, aos 29 minutos: Ruben Micael combinou com Walter e o brasileiro desferiu um pontapé colocado, em arco, que passou sobre a cabeça de Ventura. Até ao intervalo, destaque ainda para uma defesa incompleta do guardião forasteiro a um livre de Hulk, a uns bons 30 metros da baliza.

O Portimonense foi, em boa verdade, um adversário bravo, que discutiu sempre o resultado, ao contrário de tantas equipas que visitam o Dragão e o abandonam acabrunhadas. O 1-0 não dava descanso aos Dragões, que voltaram a ver Ricardo Pessoa, aos 57 minutos, evitar «in extremis» um tento de Otamendi, tal e qual como na primeira parte.

Num momento em que o FC Porto dominava completamente a partida, trocando a bola no meio campo adversário, Rodríguez foi carregado por Di Fábio em plena grande área do Portimonense. Em cima dos 90 minutos, Hulk converteu com tranquilidade o castigo máximo, continuando a incrível série de remates imparáveis.

FC Porto-Portimonense, 2-0
Liga 2010/11, 11.ª jornada
14 de Novembro de 2010
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 40.418 espectadores

Árbitro: João Capela (AF Lisboa)
Assistentes: Tiago Rocha e Paulo Soares
Quarto árbitro: Paulo Rodrigues

FC PORTO: Helton «cap»; Fucile, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; Guarín, Belluschi e Ruben Micael; Hulk, Walter e Varela
Substituições: Varela por Cristian Rodríguez (38m), Walter por Ukra (67m) e Ruben Micael por Castro (75m)
Não utilizados: Beto, Maicon, Rafa e Castro
Treinador: André Villas-Boas

PORTIMONENSE: Ventura; Ricardo Pessoa «cap.», André Pinto, Di Fábio e Nilson; Pedro Silva, Soares e Jumisse; Ivanildo, Renatinho e Candeias
Substituições: Soares por Calvin Kadi (38m), Pedro Silva por Elias (69m) e Renatinho por Pelembe (75m)
Não utilizados: Ivo, Lito, Pedro Moreira e Rúben Fernandes
Treinador: Litos

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Walter (29m) e Hulk (90m, g.p.)
Disciplina: cartão amarelo para Soares (6m), Álvaro Pereira (63m), Pedro Silva (67m), Jumisse (76m), Pelembe (84m) e Elias (86m)

sábado, 13 de novembro de 2010

papa chiclas no seu melhor

Villas-Boas quer vantagem de 10 pontos do F. C. Porto até final de 2010


Não é normal, mas, para o F. C. Porto, é uma boa anormalidade. Ter 10 pontos à maior sobre o vice-líder, à 10.ª jornada, é uma diferença para segurar até à viragem do ano. Restam quatro jornadas e o objectivo de Villas-Boas é celebrar o reveillon com esta prenda.

Se dúvidas existiam, Villas-Boas tratou ontem de as dissipar. O "grito de revolta" usado para espicaçar antes do embate com o Benfica, está para durar e é para levar até ao fim da época.

O técnico até corria por um adversário em 2009/10, a Académica, mas, mesmo assim, partilha a indignação do grupo que viu fugir o título e que hoje está sob o seu comando. Os castigos da Comissão Disciplinar, a Hulk e a Sapunaru, fazem parte das "frustrações" que não se apagam e que, agora, no dizer do técnico, servirão de "alimento".

Embalado pela "revolta", traçou como meta segurar os 10 pontos relativamente aos vices-líderes Guimarães e Benfica, nas próximas quatro jornadas. É uma forma inteligente de manter acesa a chama e a ambição da equipa, sem cair no erro do facilitismo. É que, por mais de uma vez, Villas-Boas evocou o lado "caótico" do futebol. Ou o "lado negro", como ontem lhe chamou e que urge evitar.

Na antevisão do que falta jogar, no percurso de F. C. Porto, Guimarães e Benfica, os vitorianos têm a vantagem de não se desgastarem nas provas europeias. O F. C. Porto, na Liga Europa, até já tem o apuramento garantido, mas o Benfica, na Champions, tem que dar tudo por tudo, ante o Happoel e o Schalke, para seguir em frente. Portanto, um grande desafio e um dispêndio extra para as águias.

Até tu, Mantorras?!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

segunda-feira, 8 de novembro de 2010