sexta-feira, 28 de maio de 2010

Agora é esperar

FC Porto venceu esta noite o Valdagno por 4-2 com golos de Reinaldo 1, Pedro Gil 1 e 2 de Garcia.

Agora é esperar pelo Barcelona-Valdagno de amanha.

Liga Europeia: FC Porto empata e sonha com a final



O FC Porto empatou a quatro bolas com o Barcelona, na primeira jornada no “Grupo da morte” da Liga Europeia. Os portistas realizaram uma bela exibição perante o colosso do hóquei em patins, que venceu por 18 vezes, em 44 edições, a Liga dos Campeões, enquanto se prepara para festejar o 14º titulo consecutivo de campeão espanhol.

No entanto a partida não começou da melhor forma pois logo no primeiro minuto David Paez inaugurou o marcador para os catalães. Bastou um remate para se colocar na frente do marcador, enquanto na resposta Pedro Moreira sofreu uma grande penalidade, mas Pedro Gil falhou, rematando primeiro contra o guarda-redes, e depois, na recarga, a enviar à trave.

O primeiro tempo não teve um ritmo elevado mas mesmo assim o Barcelona ainda ameaçou por três vezes a baliza que defendeu os remates perigosos, excepto de Lluis Teixidó, que enviou ao ferro da baliza (22’).

A primeira parte terminou com apenas um golo, mas no segundo tempo houve maior emoção no marcador, surgindo mais lances de perigo, com belos lances a dar a melhor imagem da modalidade. Pedro Gil surgiu melhor no segundo tempo e aos 31 minutos de jogo assistiu Jorge Silva para o golo do empate, que no entanto durou pouco tempo, pois Reinaldo Garcia (Ex-FC Porto) conduziu um rápido contra-ataque, assistindo depois Ordeig para o golo do Barcelona.

Tudo parecia ficar pior quando Pedro Moreira cometeu uma falta escusada, o que significou um livre directo, por ser a 10ª falta da equipa. Reinaldo Garcia, num belo lance individual, não perdoou, e colocou os espanhóis a vencer por dois golos de diferença (1-3).

Logo de seguida os portistas tiveram bela oportunidade para reduzir, precisamente através de um livre directo, mas Pedro Gil voltou a falhar. Os catalães mostravam-se mais certeiros nos lances de bola parada, enquanto os portistas “tremiam” nos momentos decisivos.

No entanto os dragões ainda foram a tempo da recuperação, primeiro com um belo remate de Pedro Gil, de meia-distância, e depois por Reinaldo Ventura, na cobrança de uma grande penalidade, por a bola ter sido desviada por um jogador do Barcelona.

No entanto os catalães voltaram a mostrar-se eficazes nos lances de bola parada, e na 15ª falta, Carlos López facturou no livre directo. O FC Porto continuou sem desistir e no minuto seguinte Filipe Santos voltou a empatar, que viria a ser o resultado final em 4-4. Com bastante sacrifício, os portistas responderam sempre bem às adversidades e coloca-se em boa posição para apurar-se para a final da Liga Europeia. O FC Porto defronta amanhã os anfitriães do Valdagno, novamente pelas 19h00.

Jogo no Pavilhão Palalido, Valdagno
Árbitro: Gianni Fermi (Itália)

FC Porto: Edo Bosch, Filipe Santos, Pedro Moreira, Reinaldo Ventura e Pedro Gil
Jogaram ainda: André Azevedo, Jorge Silva e Emanuel Garcia
Treinador: Franklim Pais

Barcelona: Aitor Egurrola, Josep Maria Ordeig, David Paéz, Sergi Panadero e Alberto Borregán
Jogaram ainda: Lluis Teixidó, Carlos López, Reinaldo García e Jordi Adroher
Treinador: Ferrán Pujalte

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Fim do ciclo de Jesualdo Ferreira na formação azul e branca


Está consumado o adeus de Jesualdo Ferreira ao F.C. Porto. O treinador que mais tempo seguido orientou o clube sai ao fim de quatro épocas em que ganhou três títulos consecutivos de campeão nacional, mais duas Taças de Portugal e uma Supertaça.

Obrigado e Até Sempre, Professor!

Phoenix bate Lakers e empata final da Conferência Oeste


O Phoenix Suns aproveitou o apoio do seu público para vencer o Los Angeles Lakers por 115 a 106, na noite desta terça-feira, em casa, e empatar o confronto na final da Conferência Oeste da NBA.

Com este resultado, empatou a eliminatória 2 a 2. O quinto jogo será disputado na noite de quinta-feira, a partir das 02 horas (horário de Portugal), em Los Angeles.

Nesta terça, o Phoenix com grande actuação de Leandro foi o destaque entre os suplentes, com 14 pontos. Também se destacaram Channing Frye, com 14, e Jared Dudley, com 11. O MVP da equipa foi o titular Amare Stoudemire, autor de 21 pontos.

Do lado dos Lakers, brilhou Kobe Bryant, que registrou 38 pontos e 10 assistências. Pau Gasol e Lamar Odom contribuíram com 15 pontos cada. Contudo, a boa apresentação dos visitantes não foi suficiente para segurar o Phoenix.

A partida começou equilibrada, com empate ao final do primeiro quarto. Os donos da casa só conseguiram abrir vantagem no segundo período, com nove pontos de vantagem. Os Lakers chegaram a reduzir a vantagem no quarto seguinte, mas os Phoenix se impuseram novamente no último período e vencendo o jogo.

* Enviado Especial a Arizona, Maneco Liberato.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Liga Europeia: Olhos postos no jogo com o Barcelona


É já esta sexta-feira que o FC Porto Império Bonança inicia a sua participação na «final six» da Liga Europeia, defrontando o Barcelona, em Valdagno (Itália). Em superflash, o treinador Franklim Pais e o jogador Pedro Moreira apontaram baterias para o desafio frente aos campeões espanhóis e garantiram que a equipa se preparou especificamente para a prova.

Franklim Pais
«Numa ‘final six’, todos os adversários são difíceis. Da nossa parte, será fundamental o primeiro jogo contra o Barcelona, uma partida que vamos encarar com o máximo rigor. É uma equipa muito especial, com um plantel composto por alguns dos melhores jogadores do mundo e que tem ganho vários títulos nos últimos anos, quer em Espanha, quer a nível internacional. Vamos encará-los com a máxima cautela, muito concentrados, porque quem cometer erros vai sair derrotado. Neste nível não há vencedores antecipados, mas o Barcelona aparece como favorito, porque nos últimos anos tem ganho vários títulos europeus. Contudo, ainda no ano passado o Reus não era dado como favorito, mas venceu o Barcelona no primeiro jogo e acabou por se sagrar campeão. O FC Porto tem representado muito bem o hóquei em patins português a nível europeu. Já estivemos muito próximos de alcançar o título e numa das finais em que participámos fomos inclusivamente eliminados por um golo de ouro, frente ao Barcelona. Penso que nos tem faltado uma ponta de sorte. O Barcelona está numa fase final de um campeonato muito competitivo, veio de dois jogos importantíssimos, contra o Vic e o Liceo da Corunha, que venceu. É normal que estejam bastante motivados e com um ritmo muito elevado.»

Pedro Moreira
«A nossa ambição é vencer, mas sabemos que vamos ter jogos bastante complicados até lá chegar. O Barcelona é o Barcelona. Relativamente ao Valdagno, jogamos contra eles duas vezes esta época e saímos derrotados, por isso serão dois encontros muito complicados. Nós vamos fazer o nosso melhor, manter o nosso jogo e ser matreiros na forma como defendemos. Em Portugal, não estamos habituados ao estilo de jogo destas equipas, que jogam de uma forma mais pausada e equilibrada. O facto de termos garantido o campeonato com antecedência deu-nos uma maior tranquilidade para preparar esta prova. Estamos confiantes, é uma prova que nos motiva muito e é um titulo que nos falta.»

Calendário da Liga Europeia
A competição realiza-se no Palalido di Valdagno, em Itália, e o FC Porto Império Bonança tem o seguinte calendário:

Quinta-feira, 20h00 (19h00 no Porto)
Primeira jornada do grupo E
FC Porto Império Bonança-Barcelona

Sexta-feira, 20h00 (19h00 no Porto)
Segunda jornada do grupo E
Valdagno-FC Porto Império Bonança

Domingo, 17h00 (16h00 no Porto)
Final

Faz hoje 6 anos...



Faz hoje 6 anos que o Futebol Clube do Porto conquistou em gelsenkirchen a Liga dos Campeões.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ronaldinho Gaucho esteve no Porto

José Mourinho comete "gaffe"



José Mourinho já pediu desculpa a Jorge Jesus, devido, à gaffe que cometera quando disse que para o ano queria ser o primeiro treinador a ganhar a Champions League por três clubes diferentes. Sabendo que Jorge Jesus já tinha vaticinado a vitória do seu clube nessa competição na próxima época, apressou-se a ligar pessoalmente ao treinador dos vermelhos para lhe pedir desculpa.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Adeptos de «clube de Lisboa» acusados de ameaçar árbitros

Nove adeptos de «um clube de Lisboa» foram constituídos arguidos pela Polícia Judiciária (PJ), que os acusou de «ameaçar» e «coagir» quatro árbitros de futebol profissional, durante os últimos oito meses.

As ameaças visavam os próprios e os seus familiares e aconteciam «antes dos jogos do clube em causa» e eram realizadas por SMS, segundo informou fonte da PJ à Agência Lusa, não adiantando o nome da equipa em questão.

A mesma fonte adiantou que «não há indícios» que os elementos identificados sejam elementos «de claques organizadas desse clube, com instruções do próprio clube.»

Lakers esmagam Suns com Kobe e Gasol «em alta»

Os LA Lakers venceram os Phoenix Suns por 124-112, assinalando a segunda vitória na final da conferência Oeste da Liga Norte-americana de basquetebol (NBA).

Os homens da partida foram Pau Gasol, com 29 pontos, e Kobe Bryant, com um «duplo-duplo».

No final do jogo, Kobe, que contou 21 pontos e 13 assistências, comentou que no próximo domingo, em Phoenix, será «um jogo diferente», uma vez que os Suns têm que ganhar para manter a esperança de alcançar a final do campeonato.

*Enviado Especial a Los Angeles, Maneco Liberato.

S. C. Salgueiros


Faleceu José António Linhares.
Presidiu ao clube portuense durante nove anos.

Vilas Boas novo técnico do Dragão


Como já tinhamos informado num post anterior, A Trivela informa em primeira mão que o novo treinador do FCP é André Vilas Boas.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

domingo, 16 de maio de 2010

Porto Bi-Campeão em Andebol

O FC Porto Vitalis confirmou, este sábado, em Braga, a superioridade demonstrada ao longo da época, sagrando-se, com ainda três jogos por disputar, Bicampeão Nacional de Andebol, depois de um triunfo categórico, por 25-37, sobre o ABC, em desafio da oitava jornada da Fase Final.

Sumida a oportunidade de celebrar em casa, no Pavilhão Dragão Caixa, devido ao adiamento do encontro frente ao Madeira SAD, os jogadores mantiveram, no entanto, as setas totalmente apontadas à revalidação do título, objectivo que acabou por ser conseguido esta tarde, perante um adversário que, apesar de tradicionalmente forte, nunca chegou a contrariar a hegemonia azul e branca.

Ao intervalo, já se verificava no marcador uma vantagem de 10 golos (10-20) para a equipa comandada por Ljubomir Obradovic, que se limitou a gerir a larga diferença no segundo tempo, conquistando, com naturalidade, os três pontos, que valeram a celebração do 15.º campeonato de andebol da história do clube.

Numa partida de fortes emoções, em que não faltou o apoio dos associados e adeptos azuis e brancos, destaque para a exibição de Pedro Spínola, melhor marcador do desafio, com nove remates concretizados.

O capitão Ricardo Moreira e Dario Andrade estiveram igualmente inspirados no capítulo da finalização, com seis golos cada, bem como Nuno Grilo, autor de cinco disparos de sucesso.

Wilson Davyes (3), Filipe Mota (2), Inácio Carmo (2), Gilberto Duarte (1), Sérgio Martins (1), Filipe Martins (1) e Tiago Rocha (1) também facturaram.

No rescaldo do jogo, treinador e jogadores mostraram-se particularmente felizes com a comemoração do título, lembrando que o FC Porto Vitalis foi, efectivamente, a equipa mais regular da prova e, portanto, um justo vencedor.

Ljubomir Obradovic

«Foi uma conquista conseguida através de muito trabalho e sacrifício por parte de um grupo de grandes jogadores, que desde o início acreditou e lutou por este objectivo.»

terça-feira, 11 de maio de 2010

Os 24 para a Africa do Sul


Guarda-redes: Eduardo (Sp. Braga), Daniel Fernandes (Iraklis), Beto (FC Porto);

Defesas: Miguel (Valência), Paulo Ferreira (Chelsea), Ricardo Carvalho (Chelsea), Bruno Alves (FC Porto), Rolando (FC Porto), Ricardo Costa (Lille), Duda (Málaga), Fábio Coentrão (Benfica);

Médios: Pedro Mendes (Sporting), Pepe (Real Madrid), Zé Castro (Deportivo da Corunha), Tiago (Atlético de Madrid), Deco (Chelsea), Raul Meireles (FC Porto), Miguel Veloso (Sporting);

Avançados: Simão Sabrosa (Atlético de Madrid), Danny (Zenit de São Petersburgo), Liedson (Sporting), Hugo Almeida (Werder Bremen), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Nani (Manchester United).

Leva-o pela mãozinha


Pai do capitão portista admite que central está de saída; Lyon oferece 15 milhões

O FC Porto quer mais por Bruno Alves. O Lyon entrou em contacto com os dragões para levar o defesa central para junto de Lisandro e Cissokho e terá colocado 15 milhões de euros em cima da mesa. Mas os portistas não cedem à primeira oferta e vão esperar pelo leilão, a não ser que algum dos clubes pague a cláusula de rescisão, no valor de 30 milhões de euros.

Mas esta época o FC Porto tem uma carta a menos na manga. A vontade do jogador em sair do Dragão pode ser usada contra o clube nas negociações. E é o próprio pai do capitão portista a revelar esse desejo. "Acho que o ciclo do Bruno no FC Porto terminou. Acho até que ele já passou tempo de mais aqui [FC Porto]", revelou ontem Washington Alves.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

quinta-feira, 6 de maio de 2010

"Quero continuar a ganhar"


Reinaldo Ventura: «Quero continuar a ganhar tudo»

O hoquista Reinaldo Ventura renovou hoje o seu contrato com o FC Porto Império Bonança por um ano, com mais dois de opção. Fica assim assegurada a continuidade de um dos quatro jogadores do plantel que cumpriram na íntegra a «saga» do eneacampeonato. No clube há 20 anos, Reinaldo Ventura confessa ao www.fcporto.pt que seria um «sonho» terminar a carreira de azul e branco.

O que representa esta renovação?
A continuidade. Se chegamos a acordo é porque tanto o clube como eu estamos satisfeitos. Pessoalmente, é uma alegria enorme continuar no FC Porto.

Quais são os objectivos para os próximos anos?
Continuar a ganhar tudo. Como o Presidente disse no balneário, queremos vencer 12 campeonatos consecutivos. Pode parecer muito ambicioso, mas é a ambição que nos move. Também seria muito importante vencer, finalmente, a Liga Europeia.

O que ainda pode acontecer esta época...
Sim, estamos a duas semanas de disputar a «final six» e acreditamos que podemos juntar esta competição e a Taça de Portugal ao campeonato.

Com esta renovação, o Reinaldo está cada vez mais próximo de completar toda a carreira como sénior ao serviço do FC Porto. É algo que lhe passa pela cabeça?
Claro que sim. O sonho de qualquer pessoa no meu lugar seria terminar a carreira num clube de topo e no seu clube de coração. Se o puder fazer, será óptimo.

Recorde Mundial

«O Benfica bateu no domingo um recorde, porventura mundial, de tempo de jogo em superioridade numérica ao longo de uma temporada, chegando a 342 minutos (cinco horas e 42 minutos de jogo) com mais um (por vezes, dois) jogador em campo. O que corresponde a 13 por cento do tempo total da competição. E Fucile foi o 17.º jogador adversário a ver o cartão vermelho em partidas do líder.»
João Querido Manha
in Record, 04/05/2010

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Chora!!


"Com o coração também se ganha"



Belluschi, o homem do TÚNEL AIMAR!

Esta Doeu, e muito...



Para além da derrota no Dragão ainda por cima foi o jogador que os adeptos do outro clube tanto gostam que abriu o recital... Custa mesmo muito.

Bruno Alves mostrou a raça do Dragão... Esta doeu!

Comunicado da FC Porto – Futebol, SAD


03/05/2010

Tendo em apreço o jogo da 29ª jornada da Liga 2009/10, entre o FC Porto e o SL Benfica, vem a Administração da FC Porto – Futebol, SAD comunicar o seguinte:

1 – O SL Benfica não tem dimensão moral para apontar o que quer que seja em matéria de comportamento de adeptos e de organização de jogos;

2 - O clube, de resto, é o denominador comum nos seguintes factos: morte de espectador numa final da Taça de Portugal; ataque a uma equipa de hóquei em patins, que deixou um atleta do FC Porto em coma; incêndio de um autocarro de portistas em visita ao pavilhão da Luz; invasão de campo e agressão a um árbitro assistente; conivência e apoio a claques não legalizadas, que acarreta multas a ritmo quase semanal, devido ao lançamento de material pirotécnico diversificado; colocação estratégica de stewards num túnel, a fim de provocar a equipa adversária;

3 – Não faz sentido, por conseguinte, que dirigentes ou papagaios falem sobre temáticas como a segurança. E não será a complacência ou o deferimento das forças da autoridade que apagará os factos supracitados ou legitimará discursos atabalhoados;

4 – O jogo deste domingo, no Estádio do Dragão, apenas veio sublinhar o despudor vermelho;

5 – É normal que «virgens ofendidas», que conseguem que a polícia responda a sacos de tinta com tiros de «shotgun», arrombem portas de um balneário?

6 – Faz sentido que um dirigente suspenso consiga comparecer na zona técnica, ainda por cima com direito a escolta policial?

7 – É «fair play» ver um jogador lançar um objecto e cuspir para a bancada?

8 – A violência é algo que, efectivamente, deve ser erradicado. Mas a incoerência, os abusos de autoridade e as provocações também devem sê-lo;

9 – Diz o SL Benfica que a PSP deve ter «critérios uniformes por todo o país». Aqui chegados, finalmente uma verdade. De facto, os critérios devem ser uniformes, mas acontece que nunca o FC Porto entrou em Lisboa com tiros de «shotgun» (basta recordar a recente chegada da comitiva do FC Porto ao Estoril…), nunca um comandante de polícia fez uma espécie de «guarda de honra» aos seus responsáveis e nunca um par de agentes acompanhou um treinador azul e branco à sala de Imprensa;

10 – O FC Porto aguarda tranquilamente os relatórios da força policial e dos responsáveis da Liga, seguro de que, dentro do campo, derrotou claramente o seu adversário e que este campeonato será para sempre recordado por túneis e pelas decisões da Comissão Disciplinar.

Porto, 03 de Maio de 2010
O Conselho de Administração da FC Porto – Futebol, SAD

domingo, 2 de maio de 2010

Arroz de Trombas no Café Piolho


2ª Feira a diária no Piolho é Arroz de Trombas com cochinha de Beluschi com molho de Farias... Sobremesa RENNIE!

O verdadeiro bola de prata

O minuto 79 do jogo Vitória de Setúbal – FC Porto, o momento em que Radamel Falcão foi presenteado com um cartão amarelo por ter levado duas cacetadas na mesma jogada, exemplifica na perfeição o que foi esta temporada cá no burgo, a aniquilação da concorrência vermelha sempre que esta se torna ameaçadora. Agora chegou a ponto de se anular pelos bastidores um título de cariz individual, como é o premio do melhor goleador do campeonato.

O avançado portista, à entrada para a jornada 28 da Liga Portuguesa, tinha o mesmo numero de golos que Cardozo, e era meu convencimento que seria o ponta de lança galináceo a levar a melhor nesta contenda dos melhores marcadores, essencialmente pelo calendário mais vantajoso da sua equipa, onde os jogos em casa com Olhanense e Rio Ave trazem a expectativa de goleadas e, muitas penalidades para o Paraguaio facturar (o que, de resto, confirmou-se com a equipa algarvia). A desavergonhada punição de que El Tigre foi Alvo às margens do Sado, dissipou todas as minhas dúvidas de quem levaria para casa a “Bola de Prata”.

Não faltarão elogios e loas ao feito de Cardozo, oriundos dos mais diversos quadrantes deste país. De norte a sul, todos se vergarão perante a façanha de converter 8 penalidades colocadas à disposição por qualquer amigo Lucílio de ocasião. Do outro lado do Atlântico, se vaticinará a “miséria” que o pé esquerdo do Paraguaio fará na África do Sul. A mãe, o pai, o irmão e o periquito enviarão mensagens de felicitações pelos pasquins da mouraria ao novo Deus do Olimpo. Jamais alguém ousará colocar em causa a magnificência deste prémio.


Certamente que ninguém se lembrará dos 4 golos mal anulados a Falcão, ninguém destacará que dos seus 23 golos obtidos até ao momento na Liga, apenas 2 provêem de grande penalidade. Não haverá alguém que faça recordar a sublime forma de como o avançado azul e branco domina e faz jogar a bola. Ninguém mencionará a argúcia com que aparece nos espaços vazios das áreas. Ninguém elogiará a tremenda eficácia e frieza sempre que está na cara do golo. Virtudes e qualidades que os invejosos e carpideiras das redacções desses pasquins que tresandam a podre tudo farão para caiam no esquecimento eterno.

Não amigo Falcao. A memória da imensa nação portista ainda é grande. Grande e eterna. Nunca nos esquecermos de tudo aquilo que alcançaste neste teu primeiro ano de futebol Europeu. Cá dentro e lá fora, porque também foste grande e deixas-te a tua marca na Liga dos Campeões. Fizeste valer os teus méritos em todas as competições que participaste. Conseguiste brilhar mesmo nas noites mais sombrias da nossa equipa.